Resumo
Objetivo: Descrever o perfil da demanda de Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Métodos: Foram registrados todos os atendimentos em cinco unidades de saúde durante cinco semanas, incluindo sexo, idade e motivos de atendimentos.
Resultados: Foram atendidas 7.754 pessoas, o que representou 310 por dia e estimativa anual de 80.639. Foram realizados 4.817 atendimentos médicos, com média diária de 193 e estimativa anual de 50.927. A maioria (68%) era constituída por mulheres e houve predomínio das faixas etárias de 50 a 69 anos (30%) e 18 a 29 anos (16%). Os tipos de atendimento médico mais frequentes foram: consulta clínica (53%), renovação de receita (22%) e pronto atendimento (4%).
Conclusões: As UBS estudadas são similares às demais de município de porte médio, em termos de modelo de atenção e de cobertura populacional, o que torna os resultados com potencial de extrapolação para o município como um todo e para outros de porte similar.
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na APS em Revista. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a titulo gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a APS em Revista a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.