Resumo
O presente artigo faz uma breve síntese de estratégias adotadas pelos gestores de saúde da rede pública da região de Lazio-IT a partir de informações coletadas em entrevistas com informantes-chave atualizadas em torno de um mês após a notificação do primeiro caso na Itália. O estudo aponta as estratégias adotadas e as mudanças progressivamente introduzidas a partir um plano de enfrentamento definido por cenários epidemiológicos. Acredita-se a análise da experiência italiana pode ser de grande valia para identificar erros a serem evitados e caminhos a serem seguidos em outros países na resposta à COVID-19. A análise da experiência em curso também serve de reflexão a respeito dos enormes desafios, presentes e futuros, para a saúde global, em particular para a organização de sistemas e serviços, frente a uma grave situação de emergência em Saúde Pública, como apresentada pela COVID-19.
Referências
Ministero della Sanitá. Direzione Generale Della Programmazione Sanitaria. Linee di indirizzo per la rimodulazione dell’attività programmata differibile corso di emergenza da COVID-19. Portaria 0007422-16/03/2020-DGPROGS-MDS-P, 16/03/2020
Regione Lazio. Direzione Regionale Salute e Integrazione Sociosanitaria. Emergenza Covid‐19 Fase III. Piano adottato in attuazione della circolare del Ministero della Salute prot. GAB. 2627. 26/03/2020.
Mirco Nacoti et Al. At the Epicenter of the Covid-19 Pandemic and Humanitarian Crises in Italy: Changing Perspectives on Preparation and Mitigation. In a Bergamo hospital deeply strained by the Covid-19 pandemic, exhausted clinicians reflect on how to prepare for the next outbreak. Catalyst NEJM, 21 march.
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na APS em Revista. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a titulo gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a APS em Revista a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.