Lavar as mãos contra o Coronavírus: mas, e a Água?
PDF

Palavras-chave

COVID-19
Pandemia
Água

Como Citar

Nascimento, D. M. (2020). Lavar as mãos contra o Coronavírus: mas, e a Água?. APS EM REVISTA, 2(1), 66–69. https://doi.org/10.14295/aps.v2i1.61

Resumo

Nesse momento da expansão da COVID-19, o  Ministério da Saúde, em consonância com a Organização Mundial da Saúde, vem fortemente recomendando uma principal medida para reduzir o contágio pelo coronavírus: lavar as mãos. Entretanto, lavar as mãos não é possibilidade para 35 milhões de brasileiros que não tem acesso à água,

Diante desse cenário, espera-se que políticas públicas emergenciais em territórios assim caracterizados sejam conduzidas por governos municipais e estaduais, apoiados por organizações não-governamentais e entidades voluntárias. Parece ser natural, para não dizer óbvio, que se medidas estratégicas relativas ao acesso à água e ao saneamento são tomadas, a capacidade de organização dos serviços nas redes públicas de saúde melhora, sendo urgente efetivar as recomendações feitas pelo Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS). 

 

https://doi.org/10.14295/aps.v2i1.61
PDF

Referências

NERY, C. Extrema pobreza atinge 13,5 milhões de pessoas e chega ao maior nível em 7 anos. 07/11/2019. Agência IBGE. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/25882-extrema-pobreza-atinge-13-5-milhoes-de-pessoas-e-chega-ao-maior-nivel-em-7-anos> Acesso em: 20 nov. 2019.

IBGE. Perfil dos municípios brasileiros Saneamento básico: aspectos gerais da gestão da política de saneamento básico. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

IBGE. Síntese de indicadores sociais: uma análise das condições de vida da população brasileira, 2017. Rio de Janeiro: IBGE, 2017.

Idem.

Ver: <http://www.tratabrasil.org.br>

Atlas Brasil: abastecimento urbano de água: panorama nacional / AgênciaNacional de Águas; Engecorps/Cobrape. — Brasília: ANA: Engecorps/Cobrape, 2010.

IBGE. Perfil dos municípios brasileiros Saneamento básico: aspectos gerais da gestão da política de saneamento básico. Rio de Janeiro: IBGE, 2018.

Ver: <http://www.tratabrasil.org.br>

Atlas Esgotos: despoluição de bacias hidrográficas / Agência Nacional de Águas, Secretaria Nacional de
Saneamento Ambiental . Brasília: ANA, 2017. p. 22.

Ver: <https://ufmg.br/comunicacao/noticias/pesquisadores-da-ufmg-alertam-para-efeitos-de-presenca-do-novo-coronavirus-no-esgoto>

Ver “Carta Aberta à sociedade brasileira - Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento -ONDAS e a epidemia do COVID-19 no Brasil”, 27/03/2020.
D0isponível em <https://ondasbrasil.org/wp-content/uploads/2020/03/Carta-%C3%A0-Sociedade-Brasileira-completa.pdf>

Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na APS em Revista. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a titulo gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.

Autorizo a APS em Revista a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.