Associação entre condições de trabalho e os Indicadores de Prazer e Sofrimento no cotidiano de trabalho de Agentes Comunitários de Saúde
PDF

Palavras-chave

Condições de Trabalho. Saúde do Trabalhador. Agente Comunitário de Saúde. Prazer. Sofrimento mental.

Como Citar

de Araujo, A. F., & Greco, R. M. (2019). Associação entre condições de trabalho e os Indicadores de Prazer e Sofrimento no cotidiano de trabalho de Agentes Comunitários de Saúde. APS EM REVISTA, 1(3), 173–180. https://doi.org/10.14295/aps.v1i3.46

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar e discutir condições de trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de um município da Zona da Mata mineira e sua relação com vivências de prazer e sofrimento no trabalho. É um estudo transversal, quantitativo, realizado com 400 ACS. Utilizou-se dois questionários auto-preenchíveis e uma escala do Inventário sobre Trabalho e Risco de Adoecimento (ITRA). A população estudada foi composta por mulheres (91,2%), com idade média de 46 anos, casadas ou em união estável (57,5%) e com ensino médio completo (76,4%). Nos resultados, a Escala de Indicadores de Prazer e Sofrimento no Trabalho (EIPST) apresentou os domínios de prazer classificados como satisfatórios. O domínio Esgotamento Profissional apresentou a avaliação mais negativa, com todos os itens avaliados como críticos.

https://doi.org/10.14295/aps.v1i3.46
PDF

Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na APS em Revista. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a titulo gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.

Autorizo a APS em Revista a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.