Acesso à Atenção Primária à Saúde em Curitiba: a percepção dos usuários que frequentam uma unidade de pronto atendimento (UPA)
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Palavras-chave

Atenção Primária à Saúde. Acesso aos Serviços de Saúde. Avaliação em Saúde. Pacientes
Primary Health Care. Health Services Accessibility. Health Evaluation. Patients

Como Citar

Bizinelli, B. M., Neto, P. P., de Albuquerque, G. S. C., Conde, R. E. S., & Scarin, F. C. (2019). Acesso à Atenção Primária à Saúde em Curitiba: a percepção dos usuários que frequentam uma unidade de pronto atendimento (UPA). APS EM REVISTA, 1(3), 198–205. https://doi.org/10.14295/aps.v1i3.39

Resumo

Resumo: Evidências científicas apontam que um sistema fortemente baseado em Atenção Primária à Saúde (APS) promove melhores desfechos em saúde. No Brasil, a APS acontece, no sistema público, preferencialmente, no modelo de Estratégia de Saúde da Família. São considerados atributos essenciais da APS: o acesso, a longitudinalidade, a abrangência dos serviços e coordenação do cuidado. Esta pesquisa, com metodologia qualitativa, visou explorar as barreiras de acesso à APS na visão dos usuários que frequentam uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Revelaram-se barreiras: distância de casa, demora na resposta da APS, compreensão sobre o funcionamento do sistema, acesso facilitado à UPA para problemas não urgentes e horário de funcionamento abreviado da Unidade Básica de Saúde (UBS). Há percepção de que a UPA tem um acesso mais facilitado do que a UBS, apesar de não ser, em teoria, a porta de entrada oficial do sistema.   

https://doi.org/10.14295/aps.v1i3.39
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