Resumo
Objetivou-se avaliar a satisfação de usuários dos serviços ofertados na Atenção Primária à Saúde em unidades básicas planificadas. Trata-se de uma pesquisa avaliativa, com abordagem quantitativa e delineamento transversal realizada no município de Caxias-MA. Analisou-se 11 unidades planificadas. A população do estudo foi composta por 355 usuários. Utilizou-se o Instrumento de Avaliação da Atenção Primária (PCATool – Primary Care Assessment Tool), durante os meses de janeiro a julho de 2019. Os dados coletados foram organizados com o auxílio da escala do tipo Likert, sendo os cálculos dos escores de cada atributo obtidos a partir da média aritmética simples. O escore foi considerado alto quando o escore geral foi maior ou igual a 6,6, visto que o referido ponto de corte equivale, numa escala de 1 a 4, ao escore 3. Constituiu-se o banco de dados através Software Excel, consolidados por meio das técnicas de estatísticas descritivas. Constatou-se que dos dez atributos avaliados, apenas 3 seguintes apresentaram alto escore: “Acesso de Primeiro Contato – Utilização” com 9,04 (IC: 8,83 - 9,25); a “Coordenação – Sistemas de Informação” com 8,71 (IC: 8,48 - 8,94) e o “Grau de Afiliação com Serviço de Saúde” com 6,67 (IC: 6,42 - 6,92). Sendo o escore essencial 6,09 e o escore geral 5,91. Deve-se aprofundar as discussões de estratégias de implementação da planificação da atenção à saúde para outras unidades, com vistas a ampliar e efetivar os serviços de saúde.
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