O mapeamento de processos de uma gerência de serviços da atenção primária do distrito federal: relato de experiência
PDF

Palavras-chave

Gestão em Saúde
Mapeamento de Processos
Atenção Primária à Saúde
Planejamento em Saúde
Administração de Serviços de Saúde

Como Citar

Caixeta, T. R. ., Pontes, R. M. F. de ., Vaz, . B. C., Cassia de Andrade Araújo, & Veiga, G. . de A. . (2023). O mapeamento de processos de uma gerência de serviços da atenção primária do distrito federal: relato de experiência. APS EM REVISTA, 5(2), 81–88. https://doi.org/10.14295/aps.v5i2.282

Resumo

Este relato aborda a vivência das Residentes do Programa Multidisciplinar em Gestão de Políticas Públicas para a Saúde da Fiocruz/Brasília durante seu primeiro ano de trabalho. Durante sua atuação em processos gerenciais de saúde, as residentes perceberam a necessidade de registrar e mapear os fluxos e atividades executadas em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do Distrito Federal. A Gerência de Serviços da Atenção Primária é responsável pela organização do fluxo de trabalho e coordenação das ações entre as redes. O Mapeamento de Processos foi escolhido como ferramenta para identificar pontos críticos. Embora tenham registrado os principais fluxos da UBS, a falta de conhecimento em ferramentas e metodologias de gestão de processos em saúde impediu uma visão ampla dos atores envolvidos. Como resultado, foi elaborado um "Manual prático do primeiro ano" que descreve detalhadamente as atividades realizadas pelas residentes e fornece informações sobre as UBS e seu território, auxiliando na integração dos novos residentes no ano letivo de 2022.

https://doi.org/10.14295/aps.v5i2.282
PDF

Referências

Bonato VL. Gestão de qualidade em saúde: melhorando a assistência ao cliente. São Paulo; 2021.

Borges RM, et al. Gestão do conhecimento na assistência pelo enfermeiro perioperatório: revisão sistemática. Health Residencies Journal. 2022;3(14):1004–31.

Breton H, Alves CA. NARRAÇÃO DA EXPERIÊNCIA VIVIDA FACE AO “PROBLEMA DIFÍCIL” DA EXPERIÊNCIA: ENTRE MEMÓRIA PASSIVA E HISTORICIDADE. Práxis Educacional. 1o de fevereiro de 2021;17(44):1–14.

Castello R. Lean healthcare: um caminho para melhorias de gestão e serviço de saúde [Internet]. Universidade Federal de Uberlândia; 2022. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/35436

Córdula EB de L, Nascimento GCC. A produção do conhecimento na construção do saber sociocultural e científico. Revista de Educação Pública. 2018;18:110.

Cunha AU. Mapeamento de processos organizacionais da UnB: caso Centro de Documentação da UnB - CEDOC. [Brasília]: Universidade de Brasília; 2012.

Dias ÁI. MAPEAMENTO DE PROCESSOS DO FLUXO DE ACOLHIMENTO E REFERENCIAMENTO DOS CASOS DE DENGUE NA UPA DE SÃO SEBASTIÃO, DF. [Brasília]: Universidade de Brasília; 2021

Felisberto E, et al.. Institucionalizando a avaliação nas organizações e agências de pesquisas: um estudo de caso exemplar. Saúde em Debate. março de 2017;41(spe):387–99

Gonçalves AC, et al. O PAPEL DO MAPEAMENTO DE PROCESSOS - UM ESTUDO SOBRE A REALIZAÇÃO DE EXAMES PERIÓDICOS DA SAÚDE EM UM ÓRGÃO PÚBLICO / THE ROLE OF PROCESS MAPPING - A STUDY ON PERIODIC HEALTH EXAMS MADE FROM A PUBLIC BODY. Brazilian Journal of Development. 2021;7(3):21272–96.

Maia DT. Gestão de Processos: Um estudo de caso sobre a cooperativa SICOOB LOJICRED. [Goiânia]: Universidade Federal de Goiás; 2021.

Mendes EV. O Lado Oculto de uma Pandemia: a Terceira Onda da Covid ou o Paciente Invisível; Publicado em 2020; Disponível em: Terceira Onda.indd (conasems.org.br)

Menezes E. MÉTODO E LIMITES DA RAZÃO EM KANT: ENFOQUES PRELIMINARES PRÉLIMINAIRES. Cenas Educacionais [Internet]. 2021;4:1–28. Disponível em: https://orcid.org/0000-0001-7173-6208

Ministério da Saúde, Gabinete do Ministro. Portaria No 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União [Internet]. 2017. Available from: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-2.516-de-21-de-setembro-de-2020-278695720. Portuguese.

Mussi RF, et al.. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional. 1o de setembro de 2021;17(48):1–18.

Oliveira NR de C. REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE: A Atenção à Saúde Organizada em Rede. São Luís: EDUFMA; 2016.

Paim R, et al. Gestão de processos: pensar, agir e aprender. Porto Alegre: Bookman; 2009.

Paulino F de LN. IMPLANTAÇÃO DA GESTÃO DE PROCESSOS EM UM SERVIÇO DE SAÚDE DO RIO GRANDE DO NORTE. [Natal/RN]: UFRN; 2021.

Pereira R. Gestão do Conhecimento aliada ao crescimento organizacional: perspectivas à prática hospitalar. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento. 8 de março de 2021;10(1):103

Querino BC, Pessoa J. Mapeamento de processos: Um estudo de caso na Diretoria de Gestão de Pessoas de um Instituto Federal. [João Pessoa]: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB); 2021.

Salamanca T, et al. Bizagi Modeler. Versão 4.0.0.014 [software]. 2002-2023. Disponível em: https://www.bizagi.com/pt/plataforma/modeler

SES/DF. Manual de Gerenciamento Local da Atenção Primária à Saúde do Distrito Federal: manual GSAP. 1o ed. Brasília: Fiocruz; 2021.

Silva NDM, et al. Patient safety in organizational culture as perceived by leaderships of hospital institutions with different types of administration. Revista da Escola de Enfermagem. 2016;50(3):487–94.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 APS EM REVISTA

Downloads

Não há dados estatísticos.