Resumo
Motivação:
A motivação para o estudo surgiu do questionamento de como era o desempenho da ESF como parte integrante da APS no município, gerando a primeira hipótese de bom desempenho da ESF e a segunda hipótese de uma ESF com escores não qualificadores.
Método:
Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo e transversal, realizado de janeiro a novembro de 2017 com 329 usuários de uma ESF no município de Tucuruí, no estado do Pará, onde foi aplicado um questionário adaptado chamado “Instrumento de Avaliação da Atenção Primária” (PCATool versão Brasil) para a coleta de dados. Os resultados foram analisados a partir do cálculo dos escores de cada atributo, sendo que as médias gerais acima de 6,6 foram consideradas de alto escore e as menores de baixo escore de acordo com a conversão para a escala de Likert.
Resultados:
Os resultados apontaram que a ESF apresentou os seguintes escores qualificadores: 8,44 para o atributo acesso de primeiro contato-utilização e 7,66 para coordenação de sistemas de informação. Seguidos pelos baixos escore de: 5,84 para longitudinalidade, 5,31 para integralidade-serviços disponíveis, 3,93 para o acesso de primeiro contato-acessibilidade, 3,31 para coordenação-integração de cuidados, 2,68 para integralidade dos serviços prestados. Os atributos derivados de APS também foram considerados de baixo escore, cuja orientação familiar obteve escores de 4,66 e orientação comunitária de 4,11. Ao final, o escore geral foi de 5,69 e essencial de 5,31, considerados não qualificadores de APS.
Conclusões:
O baixo escore geral e essencial revelaram a necessidade de mais planejamento dos serviços da ESF com base nos atributos qualificadores da APS, uma vez que são essenciais para um bom desempenho e a busca de maior satisfação dos usuários, fazendo-se necessário o esforço conjunto dos gestores, equipe e comunidade para implementação de novas práticas e mudanças voltadas a qualificação da APS pautadas em iniciativas avaliativas.
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