Um olhar para as experiências de Alimentação e Nutrição do Prêmio APS Forte
PDF

Palavras-chave

Atenção Primária à Saúde
Nutrição
Acesso
Prêmio APS

Como Citar

Pires, A. C. L., Pereira Ramos, M. K., Moratori Alves, M. F., Dall Alba, R., Bortolini, G. A., & da Silva, J. R. M. (2020). Um olhar para as experiências de Alimentação e Nutrição do Prêmio APS Forte. APS EM REVISTA, 2(3), 285–297. https://doi.org/10.14295/aps.v2i3.153

Resumo

O aprimoramento da agenda de alimentação e nutrição (A&N) é essencial para fortalecer os atributos da Atenção Primária à Saúde (APS). Este trabalho analisa as experiências de A&N inscritas no Prêmio APS Forte, apontando potencialidades, desafios e perspectivas futuras. Foram avaliadas 40 experiências, que foram categorizadas quanto às diretrizes da PNAN e aos atributos da APS. A maioria das ações ocorreu nas unidades de saúde com foco no sobrepeso/obesidade por meio de abordagem coletiva. As principais diretrizes fortalecidas foram a vigilância alimentar e nutricional (VAN) e a promoção da alimentação adequada e saudável. Predominaram os atributos de orientação comunitária, acesso de 1º contato e longitudinalidade. Percebeu-se que os profissionais reconhecem o problema da obesidade, entretanto, a maioria das intervenções tem como foco apenas ações de educação em saúde, sendo a obesidade um tema que demanda fortalecimento de todos os atributos da APS e articulação intersetorial, principalmente entre saúde, educação, assistência social e agricultura familiar.

https://doi.org/10.14295/aps.v2i3.153
PDF

Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na APS em Revista. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a titulo gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.

Autorizo a APS em Revista a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.