Resumo
Trata-se de relato da experiência de capacitação de profissionais da APS para inserção do DIU de cobre. A intervenção foi um curso teórico prático e de atualização em inserção de DIU, ofertado a médicos, enfermeiros e ginecologistas da APS. Participaram do curso 27 profissionais, sendo 6 médicos e 21 enfermeiros. Foram inseridos 147 DIUs. A média de inserções em 7 meses (de maio a dezembro de 2019) foi de 21, superando a dos dois anos anteriores (6,1 em 2017 e 12,7 em 2018). A intervenção configura uma inovação à prática de oferta dos métodos contraceptivos no Sistema Único de Saúde (SUS) de Betim, uma vez que ampliou e continuará ampliando o acesso das mulheres ao DIU e vem para amenizar a dificuldade já conhecida dos serviços públicos em incorporar, de forma efetiva, a assistência anticoncepcional, através de métodos reversíveis e não hormonais.
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na APS em Revista. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a titulo gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a APS em Revista a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.