Resumo
O artigo objetiva uma análise crítica dos desafios para o enfrentamento da pandemia do Coronavírus Sars-Cov2 a partir da vivência em hospital de caráter regional da parte norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Além da caracterização da organização hospitalar e das articulações existentes com as estações cuidadoras do SUS-BH, é abordado o conjunto de ações adotadas para prevenção, controle e assistência aos pacientes e trabalhadores no contexto da Covid-19 e as lições aprendidas. Aprendizado esse relacionado à importância da agilidade institucional para o desenvolvimento das adequações estruturais e organizacionais para manejo da nova doença e à comunicação como ferramenta de transparência para envolvimento das equipes. Apesar da articulação com o SUS-BH das ações planejadas, identifica-se também a necessidade da ampliação de estratégias junto à Atenção Básica para a continuidade do cuidado aos pacientes egressos hospitalares com diagnóstico de Covid-19.
Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na APS em Revista. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a titulo gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.
Autorizo a APS em Revista a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.