Reorganização da Rede de Atenção à Saúde para o enfrentamento da COVID-19 no município de Canaã dos Carajás, Pará
PDF

Palavras-chave

Pandemias
Infecções por Coronavirus
Atenção Primária à Saúde
Sistema Único de Saúde

Como Citar

do Vale, E. P., Rodrigues, G. M., da Costa, D. P., Queiroz, J. da M., Lima, D. G., Mereiros, L. P. F., Oliveira, D. C., Baia, E. G., Costa, A. L. A., & Neto, M. B. P. (2020). Reorganização da Rede de Atenção à Saúde para o enfrentamento da COVID-19 no município de Canaã dos Carajás, Pará. APS EM REVISTA, 2(2), 83–90. https://doi.org/10.14295/aps.v2i2.101

Resumo

É urgente a necessidade de reorganizar a Rede de Atenção à Saúde integrando os diversos pontos e tipos de serviço para o enfrentamento da COVID-19. OBJETIVO: Descrever a reorganização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) para o enfrentamento da COVID-19 no munícipio de Canaã dos Carajás, no Pará. MÉTODO: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência da reorganização da RAS do município de Canaã dos Carajás, os dados aqui relatados são baseados nos documentos oficiais produzidos no município e no relato da gestão. RESULTADOS: Reorganização do acesso com ampliação da carteira de serviços da Atenção Básica (AB), elaboração e readequação de novos serviços para o fortalecimento da RAS e reorganização da Assistência Hospitalar. CONCLUSÃO: Os processos de planejamento, monitoramento, avaliação e reorganização das RAS devem ser contínuos durante a pandemia, sempre levando em conta as evidências epidemiológicas locais para traçar novas estratégias para garantia de um sistema de saúde universal e equânime.

https://doi.org/10.14295/aps.v2i2.101
PDF

Como autor do artigo em anexo autorizo sua publicação, uma vez aprovado, na APS em Revista. Declaro ser de minha autoria o referido artigo e cedo, a titulo gratuito e em caráter definitivo, os direitos patrimoniais dele decorrentes. Assumo ainda inteira responsabilidade por seu conteúdo.

Autorizo a APS em Revista a publicar em meio eletrônico, na Internet ou a reproduzir por outros meios que venha a utiliza, bem como a edição, reedição, adaptação ou distribuição do referido artigo.

Downloads

Não há dados estatísticos.